7 países onde a cannabis é proibida
- Redação
Em diversas regiões do mundo, a proibição segue regras bastante rígidas, que podem resultar em prisão e até pena de morte

7 países em que a cannabis é proibida
Devido ao crescimento medicinal e científico da cannabis, vários países vêm implementando legislações sobre o uso da planta, seja para fins terapêuticos ou flexibilizando o consumo adulto. No entanto, existem locais com regulamentações extremamente severas, chegando a aplicar medidas extremas inclusive para o uso medicinal.
Por exemplo, no Brasil, apesar do uso medicinal ser legal, a maconha ainda é proibida. Enquanto o porte foi descriminalizado pelo STF em julho, a comercialização ainda é considerada crime, sujeita a penas de até 15 anos de prisão.
Contudo, existem países com legislações ainda mais rigorosas, que são aplicadas até mesmo fora de suas fronteiras. Por isso, elaboramos uma lista com sete países que ainda mantêm posturas bastante conservadoras quando o assunto é cannabis.
Afeganistão
Nesta nação do Oriente Médio, a produção de cannabis era uma prática preservada por agricultores locais há séculos. Segundo um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), o Afeganistão era o segundo maior exportador de Haxixe no mundo.
No entanto, no início do ano passado, o governo Talibã proibiu o cultivo em todo o território afegão, declarando que estava totalmente proibido, sob pena de punições de acordo com as "leis de Shaira".
Rússia
Apesar da cannabis ter sido uma das principais fontes de renda para camponeses russos no século 19, o país hoje é um dos mais severos do mundo quanto ao tema. Tanto o uso medicinal quanto o recreativo são proibidos, com punições sem fiança.
Um exemplo disso foi a prisão da jogadora de basquete dos EUA Brittney Griner na Rússia por uso de cannabis medicinal, sendo condenada a nove anos de prisão em 2022. O caso teve repercussão global, resultando em sua libertação meses depois.
Coreia do Sul
Sendo o primeiro país do Leste Asiático a legalizar produtos medicinais à base de cannabis em 2018, a Coreia do Sul impõe restrições severas, considerando o consumo da maconha uma infração grave passível de prisão e multa.
Curiosamente, os sul-coreanos estão sujeitos às leis antidrogas em qualquer lugar do mundo, podendo ser punidos mesmo em países onde a substância é legalizada.
Egito
No antigo Egito, a cannabis era utilizada para diversos fins medicinais e místicos, mas atualmente a planta é estritamente proibida. O uso pode resultar em até um ano de prisão, enquanto o tráfico é punido com execução.
Arábia Saudita
Tanto o uso quanto a posse de cannabis são ilegais neste país, com penas que vão de dois a dez anos de prisão por tráfico, chegando a envolver pena de morte em leis anteriores.
Singapura
Singapura possui leis antidrogas extremamente severas, com penas de até 10 anos de prisão e multa significativa apenas pela posse, e pena de morte para tráfico com certas quantidades. O país realizou execuções por enforcamento em casos relacionados à cannabis.
China
Embora seja um dos maiores exportadores de cânhamo do mundo, a China mantém restrições rígidas ao uso da cannabis. Enquanto exporta grandes quantidades da planta, internamente apenas o CBD é permitido, com outros canabinoides controlados pelo governo.
Países que alteraram suas legislações recentemente
Recentemente, alguns países, como África do Sul e Albânia, modificaram suas leis para permitir o uso medicinal e até o cultivo industrial da cannabis. Reformas na legislação na Alemanha também possibilitaram o uso pessoal da planta.
Fonte: Cannalize.
Conheça-nos
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.