Afinal, quais doenças o SUS trata com cannabis?
- Redação
A cannabis, com a lei em vigor, pode ser utilizada pelo Sistema Único de Saúde para tratar diversas doenças. No entanto, um grupo de trabalho foi formado para definir quais condições teriam essa possibilidade.

Foto: Freepik
Apesar da eficácia da cannabis em várias situações, o uso dentro da rede pública de saúde ainda é limitado. Isso se deve à falta de comprovação científica em diversas enfermidades, de acordo com organizações como o Conselho Federal de Medicina.
Com a sanção da lei, foi estabelecido um grupo de trabalho envolvendo entidades médicas, políticas e da sociedade civil para selecionar quais doenças poderiam ser tratadas com cannabis pelo SUS. O início foi com a síndrome de Dravet, síndrome de Lennox-Gastaut e esclerose tuberosa.
Outras enfermidades, como dor crônica refratária, epilepsia e autismo, poderão ser incluídas futuramente nessa lista. A eficácia da cannabis no tratamento dessas condições está relacionada ao seu potencial anticonvulsivante, abrindo caminho para novas possibilidades terapêuticas.
Entenda as diferentes síndromes
As síndromes destacadas nesse contexto se caracterizam por provocar convulsões nos pacientes. A cannabis mostrou-se promissora no tratamento dessas condições, trazendo alívio e qualidade de vida para muitas pessoas.
Embora ainda haja muito a ser explorado, a utilização da cannabis para tratar sintomas convulsivos vem ganhando cada vez mais destaque e respaldo científico.
Conte com nossa ajuda
Se precisar de suporte, oferecemos um atendimento especializado para esclarecer suas dúvidas e auxiliá-lo em todo o processo. Faça uma triagem gratuita conosco para saber mais sobre como a cannabis pode beneficiar sua saúde.
Fonte: Cannalize.
Conheça-nos
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.