Cannabis no SUS: FURP planeja produzir canabidiol a partir de 2024, com previsão de distribuição após 2025.

  • Redação
Atualizado: 21 abril, 2025 08:03

A Fundação para o Remédio Popular tem como objetivo trabalhar pelo canabidiol em São Paulo durante todo o ano de 2024, com a expectativa de disponibilizá-lo a partir de 2025

news logo
No final de dezembro do ano passado, foi regulamentada a distribuição de cannabis pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em São Paulo. A proposta havia sido sancionada em janeiro pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas ainda não tinha entrado em vigor.
O estado tem 45 dias para implementar a nova lei, disponibilizando produtos de cannabis para todas as unidades públicas e privadas conveniadas.
Para custear a distribuição, São Paulo planeja produzir e fornecer os medicamentos não só internamente, mas também para outros estados que já tenham aprovado legislações semelhantes.
A FURP (Fundação para o Remédio Popular) é a responsável por organizar essa distribuição, encarregando-se de produzir o canabidiol a partir da matéria-prima externa, já que o cultivo de cannabis é proibido no Brasil.

O que é a FURP?

A Fundação para o Remédio Popular é ligada à Secretaria de Saúde do Estado e também gerencia a rede de farmácias Dose Certa.
Além de laboratório farmacêutico oficial do Governo de São Paulo, a FURP tem um papel crucial nas políticas de saúde pública, fornecendo medicamentos para entidades como santas casas e secretarias municipais.
Os medicamentos fabricados pela instituição abrangem diversas categorias, como antibióticos, antirretrovirais, anti-hipertensivos, diuréticos, dermatológicos, medicamentos para transplantados, diabetes e saúde mental.

Como será a produção?

A FURP iniciará o processo adquirindo a matéria-prima dos medicamentos e, após selecionar os fornecedores através de um processo licitatório em curso desde dezembro do ano passado, desenvolverá formulações em escala laboratorial e industrial, testando a estabilidade.
A previsão é que os medicamentos estejam disponíveis nas farmácias do SUS em 36 meses, ou seja, a partir de 2025, após a aprovação da Anvisa e da Secretaria de Saúde.
Fonte: Cannalize.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.