"Cannabis passa a ser regulamentada no SUS do Amapá

  • Redação
Atualizado: 13 abril, 2025 07:06
O veto da proposta foi anulado no início do ano passado, mas a nova lei demorou nove meses para ser efetivada
news logo
Cannabis no SUS vira lei no Amapá
Foto: Arquivo/GEA/Reprodução
No fim de 2023, o Amapá finalmente estabeleceu novas diretrizes sobre a cannabis. Agora, o estado será responsável por oferecer produtos à base da planta pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A legislação também contempla o uso veterinário, a capacitação de profissionais da saúde e a possibilidade de convênios com associações de pacientes, além de promover pesquisas.
Publicada no Diário Oficial do estado em 29 de dezembro, o Amapá terá até o final de março para implementar as novas regras.

Veto anulado

Inicialmente vetada pelo governador Clécio Luís (Solidariedade) em janeiro de 2023, a proposta foi rejeitada devido a questões de constitucionalidade. Porém, dois meses depois, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Amapá revogou o veto, influenciada pela eficácia comprovada da cannabis no tratamento de diversas condições em outros estados.
O projeto de lei também previa a distribuição dos derivados da cannabis para pacientes refratários, mediante receita e laudo médico.

Outros estados

Atualmente, diversos estados brasileiros já possuem normativas sobre a cannabis, como Rio de Janeiro, Piauí, Rondônia, São Paulo, Rio Grande do Norte, Alagoas, Tocantins, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Acre, Amapá, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Paraná, seja para a distribuição da cannabis no SUS ou para pesquisas.
Outros estados, como Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Amazonas e Minas Gerais, também estão discutindo propostas semelhantes.
A nível federal, além do Projeto de Lei 399, que visa regulamentar o cultivo e a indústria de cannabis no país, está em tramitação o projeto de lei 89 de 2023, que busca regular a cannabis no SUS em todo o Brasil.

Legislação brasileira

No Brasil, a cannabis é autorizada exclusivamente para uso medicinal e só pode ser adquirida com prescrição. Atualmente, é possível obtê-la por meio de importações, farmácias e associações de pacientes.
Se precisar de ajuda, oferecemos um atendimento especializado que esclarecerá todas as suas dúvidas e auxiliará em todo o processo, desde a busca por um médico que prescreva até a importação do produto.
Na Cannalize, é possível passar por uma triagem gratuita através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Fonte: Cannalize.
"
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.