Cannabis: Uma planta que conecta

  • Redação
Atualizado: 14 abril, 2025 11:24
Em relação à planta, todas as religiões compartilham uma conexão com o divino
news logo
Bem-estar canábico
Durante a pesquisa para este artigo, uma manchete que li com frequência foi "Cannabis e Religião: Conheça mais sobre esse uso da planta".
Em relação à planta, todas as religiões compartilham uma ritualística e uma conexão com o divino, mas pouco se destaca sobre o potencial de bem-estar social que ela trouxe para as comunidades ancestrais onde era amplamente usada.
Dentro de diversas crenças (rastafarianismo, hinduísmo, cristianismo copta, cultos afro, entre outros), a cannabis sempre foi reconhecida como uma planta de poder.
Por meio de defumação coletiva ou rituais de inalação, a planta manifesta todo o seu potencial. Ao conectar os membros em uma energia única, ela abre caminhos no inconsciente, facilitando a introspecção e questionando o status quo, incentivando discussões sobre o progresso da sociedade.

Equilíbrio em saúde física, mental e espiritual

A influência das religiões na maneira como os povos cuidam de sua saúde física, mental e espiritual é inegável, tendo um papel educativo fundamental.
Curiosamente, a maconha é uma das plantas de poder com potencial para equilibrar essas três áreas essenciais para uma boa saúde mental.
Desde tempos imemoriais, a cannabis desempenha um papel relevante em sociedades onde seu uso é conhecido. A visão dos problemas de saúde como algo com raiz espiritual era comum, e somente a medicina natural, combinada com cantos e rituais, poderia curar as pessoas.
Através de propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antieméticas, ansiolíticas, entre outras em estudo, emplastros, chás e banhos eram usados por curandeiros para afastar influências negativas e proporcionar bem-estar físico.
Por meio de defumações, os maus espíritos eram afastados, criando um ambiente propício para a consagração da planta.

Uma conexão através da planta

Seja através do bang ou da inalação, a planta libera seu potencial psicoativo para os usuários. Por meio de meditações, cânticos e rituais, os membros do culto desfrutam de introspecção para se conectar com alguma divindade, alcançando bem-estar mental.
Sociedades espiritualizadas tendem a ser mais felizes, e o suporte social, tradição, propósito e pertencimento contribuem para que os membros do culto estejam mais presentes no momento atual, promovendo bem-estar espiritual e social, aliados às práticas mencionadas.
O bem-estar social começa pelo bem-estar individual, e assim como a espiritualidade, a terapia com cannabis resgata a qualidade de vida dos usuários, se feita de forma responsável.
O adoecimento físico pode ter diversas origens, e desde a pandemia de COVID-19, enfatizamos a importância da saúde mental para reduzir riscos. Com práticas adequadas, é possível alcançar equilíbrio em saúde mental, onde a cannabis desempenha um papel crucial.
Fonte: Cannalize.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.