Certificações impulsionam mercado da cannabis medicinal na Colômbia

  • Redação
Atualizado: 15 abril, 2025 15:25
news logo
Nas últimas semanas, temos acompanhado os sinais de uma possível guerra comercial, iniciada pelo aumento das tarifas alfandegárias impostas pelo governo dos Estados Unidos, que gerou reações de países como Canadá, México, China e também da União Europeia, preparando suas economias para enfrentar esses impactos. Essa conjuntura afeta a indústria da cannabis na Colômbia, cujas principais oportunidades de crescimento estão nos mercados externos e dependem do comércio internacional para a importação de insumos necessários à sua operação.
Este é um momento oportuno para refletir sobre a situação atual da indústria da cannabis na Colômbia e as lições aprendidas após quase nove anos da promulgação da Lei 1787 de 2016, diante da aparente estagnação do setor, reflexo da perda de força de iniciativas legislativas como a regulamentação do uso adulto ou a discussão sobre o uso medicinal da flor seca, entre outros exemplos.
Ludy Valero Morales, CEO da GMP Solutions, empresa especializada em qualidade, conformidade regulatória e certificações internacionais para a indústria farmacêutica e da cannabis, aponta que a Colômbia enfrenta desafios-chave que têm freado seu crescimento e estabilidade, apesar do potencial para se tornar líder na região.
A empresa oferece consultoria regulatória, desenvolvimento de estratégias de negócios, capacitação e formação para empreendedores na indústria da cannabis medicinal, destacando a importância da padronização de processos para pequenas e grandes empresas.
Valero Morales ressalta a necessidade de empresas alcançarem níveis de conformidade, como Boas Práticas Agrícolas (GACP) e Boas Práticas de Fabricação (GMP), para competir no mercado da flor seca, enfatizando a importância da certificação na indústria.
A CEO destaca a importância de uma cultura de qualidade desde o início, enfatizando que a certificação não deve ser vista como uma barreira, mas sim como uma ferramenta para fortalecer processos. A indústria da cannabis na Colômbia continua em constante renovação e reinvenção para desenvolver produtos de alto valor agregado, como a cannabis medicinal e industrial.
Fonte: Sechat.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.