Estudo: cientistas vão criar pesticidas a partir de resíduos

  • Redação
Atualizado: 11 abril, 2025 11:32
Usar restos de plantações de cannabis medicinal para produzir pesticidas mais naturais e sustentáveis é a ideia
news logo
Estudo: Cientistas farão pesticidas a partir de resíduos
O laboratório InnovPlantProtect e a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, vão conduzir um estudo inovador: transformar sobras de produtos de cannabis em pesticidas ecológicos e sustentáveis.
A proposta é usar resíduos que seriam descartados para extrair compostos que podem ser usados no controle de pragas, contribuindo para combater doenças que afetam as oliveiras, por exemplo.
Escolhido como vencedor do Programa Promove da Fundação “La Caixa”, o projeto receberá um suporte financeiro de 150 mil euros (mais de R$900 mil) para a pesquisa.

Controle de doenças nas plantações

No foco dos cientistas estão a gafa e a tuberculose das oliveiras, enfermidades que têm preocupado os agricultores e empresas parceiras do projeto como a AGR Global.
A gafa, causada por fungos do gênero Colletotrichum, afeta principalmente os frutos, levando a manchas, enrugamento e queda prematura das azeitonas.
Já a tuberculose, ocasionada pela bactéria Pseudomonas savastanoi, desenvolve tumores nos troncos e galhos das oliveiras, tornando-as mais fracas e resultando em frutos com sabor amargo.
A proposta é buscar alternativas eficazes diante das soluções atuais no mercado, que não são sempre eficazes contra essas doenças, conforme explica Ana Rita Duarte, pesquisadora da Universidade Nova de Lisboa.

Redução do uso de pesticidas

Segundo Cristina Azevedo, diretora do departamento de novos pesticidas biológicos da InnovPlantProtect, o desenvolvimento de biopesticidas a partir de subprodutos pode contribuir para diminuir o uso de pesticidas químicos.
A Comissão Europeia propôs reduzir pela metade o uso de pesticidas tradicionais até 2030, tornando essa pesquisa ainda mais relevante.
Fonte: Cannalize.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.