Estudo de tratamento para Parkinson busca voluntários em pesquisa com cannabis e exercícios
- Redação

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) está recrutando voluntários para um estudo que investiga os efeitos da combinação de exercícios terapêuticos e medicamentos à base de cannabis no tratamento da doença de Parkinson. Segundo divulgação da universidade, a pesquisa, que começará em abril deste ano, visa avaliar impactos em sintomas como rigidez muscular, tremores, ansiedade, depressão e distúrbios do sono.
Estudo clínico e metodologia
O estudo será do tipo clínico, duplo-cego e randomizado. Ele será conduzido no Laboratório de Fisiopatologia Experimental da Unesc, sob coordenação do professor doutor Paulo Cesar Lock Silveira, e tem como base a experiência do Programa de Atendimento aos Portadores de Parkinson (ProPark). A iniciativa conta com a colaboração da professora doutora Flávia Rigo, especialista na área de cannabis, e do Instituto Cannabis na Prática (iCnP), da Paraíba, responsável pelo acompanhamento médico dos participantes. A pesquisa procura 75 voluntários no total, divididos em dois grupos: um realizará apenas os exercícios terapêuticos, enquanto o outro receberá também a suplementação com produtos à base de cannabis. Nosso objetivo é entender cientificamente como essa substância pode influenciar o tratamento, ajudando a definir doses mais adequadas e fornecendo dados que orientem profissionais da saúde, explica a pesquisadora Rubya Zaccaron. Segundo Paulo, o acompanhamento médico dos participantes contará com fisioterapeuta, nutricionista, atendimento psicológico e outras especialidades. Parte do grupo que receberá suplementação com produtos à base de cannabis usará o óleo de canabidiol (CBD) e outra parte usará o óleo full spectrum, que contém o espectro completo de compostos da planta.
Critérios de participação
Para se candidatar, é necessário: Ter diagnóstico confirmado de Parkinson com atestado médico e Classificação Internacional de Doenças (CID). Apresentar documento que comprove aptidão para exercícios físicos. Comparecer à Unesc às segundas e quartas-feiras, das 15h às 16h, para participação no ProPark. Os interessados passarão por uma avaliação inicial e, após três meses de tratamento, serão reavaliados para análise dos resultados.
Inscrições e contato
Interessados podem obter mais informações e se inscrever pelo telefone (48) 3431-2773 ou pelo e-mail proparkunesc@gmail.com. Dúvidas também podem ser esclarecidas nas Clínicas Integradas da Unesc. Com essa pesquisa, a Unesc busca contribuir para avanços no tratamento da doença de Parkinson, explorando o potencial da cannabis associada à terapia física para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Fonte: Sechat.
Conheça-nos
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.