Estudo investiga se a maconha afeta a percepção musical

  • Redação
Atualizado: 14 abril, 2025 00:33
news logo
Estudo investiga se a maconha interfere na percepção musical
Segundo um estudo recente realizado pela Universidade Metropolitana de Toronto, no Canadá, ouvir música sob efeito de maconha aumenta a sensibilidade auditiva e a imersão mental, em comparação a pessoas "sóbrias".
Os cientistas, para chegar a essa conclusão, combinaram entrevistas e pesquisas para entender como o cérebro processa a música durante a "viagem" da maconha.
Os pesquisadores consideraram quatro critérios principais:
  • Maior abertura à sensibilidade emocional;
  • Mudanças cognitivas que levam à reinterpretação da música;
  • Conexão corporal que promove imersão profunda na experiência musical;
  • Efeitos perceptuais auditivos que vão desde novas sensações até uma sobrecarga sensorial.
Todos esses fatores em conjunto indicaram uma apreciação muito maior da música. Vários participantes do estudo relataram intensificação da percepção do ritmo e maior vontade de se mover ao som das batidas.

Ouvidos mais atentos e mentes mais abertas

Durante o estudo, notou-se que os participantes, sob efeito da maconha, percebiam detalhes rítmicos e harmônicos que normalmente passariam despercebidos, levando a uma maior apreciação da música e até mesmo a respostas físicas a ela.
Eles relataram conseguir focar intensamente nos detalhes sonoros e descreveram como a música se tornava o centro de sua atenção, mesmo para aqueles que a utilizavam como plano de fundo.
A percepção se estendeu às letras das músicas, fazendo com que muitos refletissem sobre significados antes considerados triviais.
Assim, concluiu-se que a cannabis parece estimular conexões inesperadas entre elementos musicais, como escalas e padrões rítmicos, ampliando a capacidade do cérebro sob efeito da maconha de integrar diferentes partes da música.

Consulte um médico

No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só é vendida com receita. Atualmente, é possível adquiri-la por importação, em farmácias e através de associações de pacientes.
Em caso de dúvidas, estamos disponíveis para fornecer orientação especializada, desde encontrar um médico prescritor até auxiliar no processo de importação do produto por meio da nossa parceira Cannect.
Fonte: Cannalize.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.