Governo participa de mais uma reunião sobre o cultivo de cânhamo

  • Redação
Atualizado: 11 abril, 2025 11:43
O Ministério da Agricultura já se reuniu três vezes no último mês para discutir o potencial econômico do cultivo da cannabis no Brasil
news logo
Governo participa de mais uma reunião sobre o cultivo de cânhamo
Foto: Reprodução
Em mais um encontro, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) se encontrou com representantes da indústria para explorar as oportunidades do cultivo de cannabis no Brasil. O ministro Carlos Fávaro recebeu os integrantes do mercado canábico na Superintendência do Mapa em São Paulo.
Durante a reunião, a empresa AYRAA Eco Friendly apresentou seu processo industrial, exibindo peças de vestuário feitas com o cânhamo, ressaltando a semelhança de fabricação com o linho.
As fibras da planta são versáteis, podendo ser utilizadas na produção de tecidos, construção civil, biocombustíveis, entre outros.
Em um hectare, por exemplo, é viável cultivar cerca de 560 mil plantas, resultando em até 10 toneladas de fibras internas, 4 toneladas de fibras longas, 1,6 tonelada de sementes e 800 quilos de flores medicinais.
A autorização para o plantio de cânhamo no Brasil ainda está em discussão no Senado Federal.
O ministro enfatizou a importância de um Ministério moderno, alinhado com as demandas dos produtores e as oportunidades do mercado, contribuindo para o desenvolvimento do país, geração de renda e acessibilidade aos produtos para todos os brasileiros.
Também estiveram presentes na reunião o secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos; o secretário-adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz; o superintendente interino de São Paulo, Fabio Paarmann; a chefe da Assessoria Especial de Comunicação do Mapa, Carla Madeira; e a chefe de Assessoria de Participação Social e Diversidade, Ana Paula Porfírio.
Essa não foi a primeira vez que o Ministério promoveu encontros oficiais sobre o tema. Desde o ano passado, o Ministério e a estatal Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) têm debatido o potencial econômico da planta. Apenas no último mês, foram realizadas mais duas reuniões para discutir o cultivo, uma com a Comissão de Drogas e outra com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além de grandes players do mercado.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e disponível mediante prescrição. A aquisição pode ser feita por importação, em farmácias e por meio de associações de pacientes.
Se precisar de orientação, oferecemos um atendimento especializado que poderá sanar todas as suas dúvidas e auxiliar desde a busca por um prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Fonte: Cannalize.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.