Leis sobre cannabis reduzem prescrição de benzodiazepínicos
- Redação
Maior acesso à cannabis, seja medicinal ou recreativa, diminui em mais de 10% a prescrição de benzodiazepínicos

Estudo recente da revista Jama (Journal of the American Medical Association) revelou que leis sobre cannabis nos Estados Unidos provocaram queda de mais de 10% na prescrição de benzodiazepínicos, remédios usados em transtornos mentais.
Embora sem regulamentação nacional, a maioria dos estados americanos já aprovou a cannabis, seja para uso medicinal ou recreativo. Aproximadamente 38 estados permitem uso médico e 24 possuem leis para uso adulto.
O estudo analisou como o acesso à cannabis impactou o uso de medicamentos para condições mentais.
Resultados
As leis sobre cannabis geraram uma diminuição de 12,4% na prescrição de benzodiazepínicos, remédios que agem no sistema nervoso central.
Esses medicamentos são comumente usados para tratar ansiedade, insônia, relaxamento muscular e convulsões.
Já houve um aumento de 3,8% na prescrição de outros antidepressivos e de 2,5% na de antipsicóticos relacionado à abertura de novas lojas de cannabis.
Cannabis para transtornos mentais
O uso de cannabis medicinal para transtornos mentais cresce devido à eficácia e baixos efeitos colaterais. Segundo estudo da JAMA, pode reduzir sintomas de ansiedade em 60%, depressão em 50% e Burnout em 25%.
Porém, é essencial evitar o uso indiscriminado de THC, principal componente psicoativo da maconha, que pode aumentar ansiedade e depressão.
Consulte um médico
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para uso medicinal mediante receita. É possível adquirir por importação, em farmácias ou associações de pacientes. Para mais informações, consulte a Cannalize.
Fonte: Cannalize.
Conheça-nos
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.