Mesmo liberado para uso no UFC, cannabis pode resultar em punições para lutadores na Califórnia.

  • Redação
Atualizado: 11 abril, 2025 11:43
A regulamentação na Califórnia, que é coordenada por uma comissão ligada à WADA, prevê penalidades para lutadores da UFC que apresentem THC detectável em exames de sangue
news logo
Apesar da remoção da maconha da lista de substâncias vetadas pelo UFC, os atletas enfrentam a possibilidade de penalidades caso testem positivo para THC, de acordo com as regras estaduais da Califórnia.
Antes de uma luta no estado, os lutadores podem ser multados em US$100 pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia se apresentarem mais de 150 nanogramas de THC por mililitro em seus exames.
Para evitar problemas, o UFC enviou um comunicado aos lutadores antes do evento UFC 298 em Anaheim, pedindo que interrompessem imediatamente o uso da substância para garantir o cumprimento das regras.

Possível equívoco da Comissão

Segundo informações do Marijuana Moment, a abordagem da comissão na Califórnia, submetida ao Departamento de Assuntos do Consumidor (DCA), pode estar desatualizada considerando a recente mudança de postura do UFC e a legalização da cannabis para uso adulto.
Mesmo com a legalização, a Comissão tem como responsabilidade a segurança dos lutadores antes, durante e após os eventos esportivos, afirmou Peter Fournier, representante do DCA entrevistado pelo Marijuana Moment.
Caso um atleta seja considerado inapto para competir, a Comissão pode impedi-lo de participar de eventos, independentemente dos limites estabelecidos.
Isso ocorre porque a Comissão segue a lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping (WADA), na qual a cannabis é citada como uma substância vetada. Qualquer lutador que ultrapasse o limite de THC estabelecido pela WADA pode ser multado em US$100, de acordo com Peter.

Legislação brasileira

No Brasil, a cannabis é autorizada apenas para uso medicinal, sendo necessária prescrição médica para a compra. Atualmente, o acesso pode ser feito por meio de importações, farmácias ou associações de pacientes.
Para mais informações e suporte, um atendimento especializado está disponível para auxiliar em todas as etapas, desde a busca por um médico prescritor até o processo de importação dos produtos em parceria com a Cannect. Clique aqui para saber mais.
Fonte: Cannalize.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.