Na disputa entre cannabis medicinal e opioides, quem vence?

  • Redação
Atualizado: 12 abril, 2025 18:18
A arena está montada: cannabis medicinal versus opioides no tratamento da dor crônica não oncológica. Quem será o vencedor desse confronto?
news logo
Na briga entre cannabis medicinal e opioides, quem sai ganhando?
Esse estudo foi publicado recentemente na revista acadêmica BMJOpen com o objetivo de comparar os benefícios e os efeitos adversos dos opioides e cannabis medicinal no tratamento da dor crônica não oncológica. Para esse embate, foram analisados 84 ensaios clínicos randomizados com 2.2028 pacientes por um período de 28 a 180 dias.
A competição foi intensa, utilizando técnicas como a análise de rede Bayesian e o Grading of Recommendations.

A batalha começa

No primeiro round, constatou-se que tanto os opioides quanto a cannabis medicinal proporcionam melhorias modestas na intensidade da dor, mas a cannabis apresentou menor probabilidade de levar os pacientes a interromperem o tratamento devido a efeitos adversos em comparação aos opioides.
No segundo round, observou-se que ambas as opções ajudam na dor crônica, porém a cannabis não apresenta risco de depressão respiratória, um efeito adverso comum dos opioides, que pode levar a uma overdose fatal. Essa vantagem de segurança destaca a importância da cannabis medicinal como alternativa no tratamento da dor crônica.
O estudo conclui que a cannabis medicinal é tão eficaz quanto os opioides e analgésicos tradicionais no tratamento da dor crônica não relacionada ao câncer, com menos interrupções devido a eventos adversos por parte dos pacientes.
Fonte: Cannalize.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.