Novas tarifas nos EUA devem aumentar preço de produtos de cannabis

  • Redação
Atualizado: 15 abril, 2025 15:32
news logo
As tarifas abrangentes recentemente impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, têm o potencial de elevar os preços dos produtos de cannabis no país. De acordo com informações da agência Reuters, analistas e executivos do setor preveem que as empresas norte-americanas que dependem de importações asiáticas para a fabricação de itens como vapes, latas e vidros especializados sentirão o impacto, visto que esses produtos já enfrentam escassez no mercado interno.
Essas novas tarifas se somam aos tributos anteriores aplicados a países como China, Canadá, México e União Europeia. Bryan Gerber, presidente-executivo da Hara Supply, a maior fabricante global de cones e combustíveis, destacou que aqueles que dependem de exportações de países tarifados, como a China, precisarão reavaliar como absorver os custos extras ou ajustar parcerias.
A repercussão no setor já é evidente, com empresas como Tilray Brands, Canopy Growth, Organigram e Terrascend sofrendo quedas entre 5% e 10% em suas ações na quinta-feira. A expectativa é de que o aumento dos custos seja repassado diretamente ao consumidor final, podendo gerar uma migração para o mercado ilegal, onde os preços costumam ser mais baixos.
Os efeitos se estendem por toda a cadeia produtiva, com fabricantes repassando os custos tarifários adiante, impactando os clientes e gerando uma desaceleração no mercado. A situação é agravada pela tensão comercial na América do Norte, afetando insumos essenciais ao cultivo importados do Canadá, como composto e turfa.
O presidente da Wasserstrom Co, empresa que atua com cadeias de suprimento para o setor canábico, alerta para a complexidade logística e os desafios enfrentados diante desse cenário. Ele ressalta que a resposta final estará nas mãos do consumidor.
Fonte: Sechat.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.