O que é um óleo blend de CBD?
- Redação
Se você encontrou esse termo ao buscar um produto de cannabis, saiba que há um motivo por trás

O que é um óleo blend de CBD?
Se você está em busca de um produto de CBD (canabidiol), provavelmente percebeu a variedade de opções disponíveis no mercado, não é verdade? Eles são produzidos com diferentes concentrações, diversos canabinoides e em formatos inusitados, como pomadas, gummies, sprays e até roll-on.
Em uma simples pesquisa online, é provável que você tenha se deparado com os populares óleos blend. Em inglês, "blend" significa literalmente "mistura". Mas o que isso significa quando falamos de óleo de CBD? E por que são misturados?
Para compreender mais sobre isso, conversamos com o Consultor Independente na área de Assessoria Farmacêutica Canábica, Fernando Costa, que nos ajudou a esclarecer melhor esse tema.
O que é um remédio blend?
De acordo com o farmacêutico, blend é um conceito usado pela indústria da saúde (seja ela cosmética, alimentícia ou farmacêutica), para falar sobre a combinação de substâncias químicas com características ativas.
“Estas combinações podem ser feitas de várias formas, mesclando substâncias derivadas de vegetais (naturais), semi sintéticas e sintéticas, dependendo do objetivo técnico.” Acrescenta.
Costa também ressalta que essa mistura pode ser feita para resultar em uma matéria-prima (um IFA) ou em um produto final, pronto para uso.
O objetivo dessas combinações é potencializar ou aumentar a ação terapêutica de um produto. Quando há apenas um composto químico na formulação, a substância tem ação seletiva em relação a um receptor ou a um tipo de receptor, selecionando uma ação específica.
No entanto, quando combinada em um produto blend, a ação tende a ser mais abrangente.
Efeito entourage
O farmacêutico destaca que é possível perceber isso na cannabis através do famoso Efeito Entourage, ou Efeito Comitiva. Trata-se da combinação dos compostos químicos presentes na planta de forma a gerar efeitos diferentes e até maiores do que o esperado.
A combinação das partes é maior do que os elementos isolados. Dessa forma, um dos componentes pode alterar a forma como o outro age quando se combina a ele.
Na Cannabis, o efeito está nas várias combinações dos canabinoides da planta, como, por exemplo, nos dois mais conhecidos: o THC (tetraidrocanabinol) e o CBD.
Separados, eles apresentam uma proporção de 50% de seus efeitos máximos, mas juntos, são 10 vezes mais potentes, segundo um estudo fitofarmacêutico.
Além do efeito entourage
Costa explica que óleos de cannabis Full-Spectrum e Broad Spectrum (feitos com vários compostos da cannabis), podem ser considerados um Óleo Blend, mesmo que a mistura seja natural.
“Entretanto, o termo blend, no contexto canábico, está sendo usado para representar a adição de alguma substância em concentração maior do que a encontrada na composição original.” Diz.
Ou seja, um óleo Full-Spectrum com adição de CBN (canabinol) ou até mesmo outros componentes sintéticos, como a melatonina.
Consulte um profissional
É importante ressaltar que qualquer produto feito com cannabis deve ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá orientar de forma específica e indicar o melhor tratamento para a sua condição.
Se precisar de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta, dar suporte na compra do produto e no acompanhamento do tratamento.
Fonte: Cannalize.
Conheça-nos
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.