Pesquisadora lança programa sobre cannabis 'É hora de divulgar a ciência'

  • Redação
Atualizado: 13 abril, 2025 09:39
O propósito do programa é disseminar o conhecimento científico sobre a terapia canabinoide atualmente no Brasil
news logo
O propósito do programa é disseminar o conhecimento científico sobre a terapia canabinoide atualmente no Brasil
Nesta quinta-feira (29) estreia o programa Caminho Verde na TV UFSC, um canal da Universidade Federal de Santa Catarina. Apresentado pela pesquisadora Dalla Coletta, a intenção é explorar mais sobre a cannabis na ciência.
De acordo com a pesquisadora, o objetivo é divulgar as pesquisas realizadas na universidade com a planta. Atualmente, a UFSC está conduzindo diversos estudos sobre as propriedades medicinais da cannabis em várias condições médicas.
“É a maneira que encontrei de trazer as informações desenvolvidas dentro do laboratório da universidade. Temos professores altamente capacitados, porém a informação fica limitada na universidade,” afirma.
Dalla Coletta é uma paciente e pesquisadora do tema. Além de utilizar a cannabis como tratamento para fibromialgia e câncer, também está cursando mestrado na UFSC, investigando a raiz da cannabis.

Episódio piloto

No primeiro episódio, a pesquisadora entrevista o professor Rui Prediger, farmacêutico, mestre e doutor em Farmacologia pela UFSC, e pós-doutor na Centro de Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em Portugal.
Responsável pela maior pesquisa clínica do mundo sobre Parkinson, o pesquisador vai abordar, entre outros temas, o panorama científico atual sobre o uso medicinal da cannabis, e o aumento de pesquisas no Brasil.
“Temos o terrível hábito de olhar para fora. Não, precisamos valorizar quem está aqui, valorizar quem está fazendo ciência de qualidade.” acrescenta Colletta. “Acredito que é sobre isso, precisamos falar mais, compartilhar mais, aproximar a ciência da sociedade”.

Consulte um médico

No Brasil, o uso medicinal da cannabis é legalizado e só pode ser adquirido com receita médica. Atualmente, pode-se obter por importações, em farmácias e por associações de pacientes.
Se precisar de ajuda, oferecemos um atendimento especializado que pode esclarecer todas as suas dúvidas, auxiliando desde a busca por um médico até o processo de importação do produto por meio de nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Fonte: Cannalize.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.