Preciso de uma carteirinha de cannabis?

  • Redação
Atualizado: 13 abril, 2025 10:38
Existe um documento circulando para quem faz tratamento com cannabis. A carteirinha é realmente necessária?
news logo
Imagem meramente ilustrativa gerada por IA
Se você está em tratamento com cannabis, provavelmente já conhece a carteirinha para quem usa a versão medicinal. Esse cartão digital é como uma identidade, com foto, nome, data de nascimento e até CPF do paciente.
Criado por uma empresa privada, o documento promete ser uma maneira mais segura para os pacientes e facilitar o acesso ao tratamento. Mas será que ele é realmente indispensável?
A resposta é não. O uso da cannabis para tratamento é legal no Brasil desde 2015 e regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Sendo assim, a única exigência para acessar o tratamento é ter a prescrição de um profissional autorizado.
Para produtos importados, é necessário obter autorização de importação da Anvisa para a compra.
Leia também: Autorização de importação de produtos de cannabis em 5 passos
Com esses documentos em mãos, você pode usar seu remédio de cannabis sem preocupações. Além disso, pode viajar de avião pelo Brasil e até para alguns países com segurança.
Portanto, a carteirinha de cannabis é totalmente opcional, sendo apenas uma forma de reunir todos os documentos em um só lugar.
É válido ressaltar que o chamado "RG de cannabis" não é um documento oficial validado pelo Ministério da Saúde.
Existe apenas um lugar onde um documento semelhante é reconhecido. Em junho, a Câmara Municipal de Goiânia aprovou uma carteirinha para os pacientes da cidade, porém exclusiva para os moradores da capital que recebem os produtos por meio de uma lei municipal.

Consulte um médico

No Brasil, o uso de cannabis é permitido apenas para fins medicinais e requer prescrição. Atualmente, pode ser adquirida por meio de importações, farmácias e associações de pacientes.
Se precisar de ajuda, oferecemos um atendimento especializado para esclarecer suas dúvidas e auxiliar desde encontrar um médico até o processo de importação do produto por meio de nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Fonte: Cannalize.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.