Psicose Induzida por Cannabis: Estudo Revela Baixo Risco

  • Redação
Atualizado: 14 abril, 2025 05:11
Estima-se que apenas 0,5% das pessoas que consomem maconha desenvolvem algum episódio psicótico, mostrando que a psicose induzida por cannabis é um evento raro.
news logo
Psicose induzida por cannabis é rara, segundo estudo
Foto: Reprodução
Em uma análise publicada na revista Nature: Saúde Mental, pesquisadores da Suíça e do Reino Unido examinaram mais de 210.000 consumidores de cannabis para entender a ligação entre o uso da maconha e sintomas psicóticos.
Eles concluíram que apenas 0,5% dos consumidores podem ter um episódio psicótico em suas vidas, sendo que o risco parece ser maior em indivíduos com problemas de saúde mental preexistentes.

Resultados Surpreendentes

Não foram encontradas associações significativas entre o uso de cannabis, frequência de uso ou tipo de cepa preferida com a ocorrência de psicose.
Esses resultados contradizem a crença de que a exposição à maconha seja um fator desencadeante frequente de transtornos mentais.

Lei Brasileira

No Brasil, o uso da cannabis é permitido apenas para fins terapêuticos e mediante prescrição médica. A partir de importações, em farmácias ou através de associações de pacientes, é possível adquirir o produto para tratamento.
Para mais informações sobre a cannabis medicinal no Brasil, conte com o atendimento especializado da Cannect. Clique aqui.
Fonte: Cannalize.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.