Senador propõe inclusão da cannabis nos hospitais universitários
- Redação
Oferecer os produtos em ambulatórios ou serviços especializados é a ideia. Porém, ainda é preciso avaliar a viabilidade dessa medida.

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária.
Foto: Senado Federal
Em discurso, à tribuna, senador Veneziano (PSB-PB).
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Senado Federal
Em discurso, à tribuna, senador Veneziano (PSB-PB).
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) propôs nesta segunda-feira (19) que os hospitais universitários administrados pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) comecem a oferecer produtos de cannabis.
A proposta é disponibilizar os medicamentos em ambulatórios ou serviços especializados, além de promover pesquisas clínicas sobre o uso da cannabis como tratamento.
Em sua justificativa, o senador argumenta que é "urgente encontrar alguma solução para incluir a cannabis no SUS (Sistema Único de Saúde)".
"O uso medicinal de derivados da cannabis já é uma realidade que tem trazido resultados positivos no tratamento de doenças como Parkinson, epilepsia e autismo, além de ser uma opção para pacientes sem alternativas terapêuticas em situações clínicas irreversíveis e terminais", escreveu.
Desafios
No entanto, ainda aguardamos o pronunciamento do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, para saber se a proposta é viável. Chioro tem 30 dias para analisar a proposta.
Por ser uma recomendação, a possível introdução da cannabis nos hospitais universitários não precisa passar pela aprovação do Congresso Nacional.
Enquanto isso, há três projetos de leis sobre a cannabis em tramitação no plenário.
Legislação brasileira
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser obtida mediante receita. Atualmente, é possível adquiri-la por meio de importações, em farmácias e por associações de pacientes.
Se precisar de ajuda, oferecemos um atendimento especializado para esclarecer todas as dúvidas e auxiliar desde a busca por um prescritor até o processo de importação do produto por meio da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Fonte: Cannalize.
Conheça-nos
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.