Senadora dos EUA quer remover a cannabis da lista de substâncias controladas

  • Redação
Atualizado: 15 abril, 2025 16:07
Kirsten Gillibrand está pedindo à administração Biden que acabe com a proibição da cannabis, em vez de movê-la para uma categoria menos restritiva
news logo
Senadora Kirsten Gillibrand, dos EUA, defende a legalização completa da cannabis. Foto: Reprodução
No último domingo (28), durante uma coletiva de imprensa no Harlem, Nova York, Kirsten Gillibrand solicitou ao procurador-geral Merrick Garland e à DEA (Administração de Repressão às Drogas dos EUA) que removessem a cannabis da lista de substâncias controladas.
Gillibrand enfatizou que é crucial "desprogramar" a cannabis, tirando-a da categoria mais restritiva em que se encontra, em vez de simplesmente "reprogramá-la" para outra classificação.
Atualmente, a planta é considerada uma substância controlada de Tabela I, junto com a heroína, sendo definida como "sem uso médico aceito".
Recentemente, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA recomendou que a cannabis seja movida para a Tabela III, uma categoria menos restritiva.

Leia também: Governo dos EUA recomenda reclassificação da cannabis

Kirsten Gillibrand argumentou que desclassificar completamente a cannabis é fundamental, pois isso poderia ajudar a corrigir injustiças históricas e impulsionar a economia, além de reduzir a violência associada ao tráfico internacional de drogas.
A senadora recebeu apoio de vários políticos e ativistas, incluindo Steve DeAngelo, defensor da causa há mais de 40 anos.
No Brasil, a cannabis é liberada apenas para uso medicinal, sendo necessário receita para compra. Atualmente, pode ser adquirida por importação, em farmácias e também por associações de pacientes.
Caso precise de suporte, oferecemos um atendimento especializado para orientar e esclarecer dúvidas sobre o processo de prescrição e importação da cannabis medicinal.
A Cannalize disponibiliza uma triagem gratuita em parceria com a Cannect. Para mais informações, acesse o link disponível no final do texto.
Fonte: Cannalize.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.