Síndrome do Pôr do Sol: Como a cannabis pode ajudar?

  • Redação
Atualizado: 11 abril, 2025 11:38
Pacientes com Alzheimer que apresentam irritabilidade, agressividade e depressão ao final da tarde podem ter esses sintomas reduzidos com a terapia canabinoide.
news logo
Um vídeo divulgado recentemente nas redes da Cannalize, com orientações da Dra. Gabriela Mânica, sobre o uso da cannabis no tratamento de Alzheimer, trouxe à tona o termo "Síndrome do Pôr do Sol", pouco conhecido para quem não está familiarizado com o assunto.
Popularmente conhecida como Sundowning, a Síndrome do Pôr do Sol é caracterizada por comportamentos como agitação, agressividade, ansiedade, depressão e distúrbios do sono, comuns em pacientes com demência e Alzheimer.
Este fenômeno recebe esse nome por acontecer geralmente ao entardecer, entre o fim da tarde e o início da noite.
Pesquisas ao redor do mundo vêm estudando profundamente a Síndrome do Pôr do Sol, e no Brasil, um estudo neuropsicológico realizado em 2017 com idosos hospitalizados em João Pessoa, Paraíba, identificou casos dessa síndrome.

Alzheimer como desencadeador da síndrome

O Alzheimer se manifesta como uma forma de demência, levando à perda de habilidades cognitivas como memória, orientação, atenção e linguagem, devido à degeneração de células cerebrais.
Embora ainda não se conheça completamente a origem do Alzheimer, vários estudos buscam compreender as principais causas dessa doença, que envolvem fatores como falhas na energia neural, neuroinflamação, doença vascular e presença de proteínas danificadas, como Amilóide e Tau.
Em vista disso, instituições de pesquisa e indústrias farmacêuticas têm se concentrado no desenvolvimento de tratamentos direcionados às causas do Alzheimer, visando minimizar os sintomas e promover qualidade de vida aos pacientes.

Uso da cannabis no tratamento

Com propriedades relaxantes, sedativas e capazes de atuar nos neurotransmissores e receptores de serotonina, a terapia canabinoide tem se mostrado eficaz no controle dos sintomas da Síndrome do Pôr do Sol.
A cannabis, quando utilizada com fins terapêuticos, apresenta propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e potencial para influenciar positivamente a função cerebral, impactando diretamente no comportamento dos pacientes.

Conte com a gente 

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas sobre tratamentos com cannabis, a Cannalize disponibiliza atendimento especializado em parceria com a Cannect. Acesse e saiba mais.
Fonte: Cannalize.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.