Sustentabilidade e Glamour: o potencial do cânhamo na moda

  • Redação
Atualizado: 21 fevereiro, 2025 22:41
news logo
Há milênios, a fibra têxtil da cannabis esteve presente em diferentes culturas e épocas, sendo utilizada para vestuário e outros produtos têxteis. Na moda, o cânhamo é valorizado por sua qualidade e resistência. Quando produzido de forma ecológica, seu cultivo beneficia o solo e a biodiversidade, pois não exige o uso de produtos químicos nocivos nem de grandes quantidades de água.
Apesar do Brasil possuir potencial na produção de cânhamo, o plantio da planta é proibido no país, limitando o desenvolvimento de uma indústria sustentável. Durante a FebraTêxtil 2025, Instituto Fashion Revolution Brasil e Grupo de Trabalho de Cânhamo Têxtil da Associação Nacional de Cânhamo Industrial lançarão o livro "Cânhamo é Revolução: por uma indústria da moda mais justa e sustentável".
A obra destaca as contribuições do cânhamo para a sustentabilidade da moda, apresentando-o como uma alternativa mais sustentável e alinhada aos valores de responsabilidade socioambiental. Escrito de forma colaborativa, o livro reúne especialistas que exploram as diversas vertentes do cânhamo e suas aplicações inovadoras.
O texto também ressalta a necessidade de mudanças legais no Brasil para permitir o cultivo de cânhamo industrial. Rafael Arcuri, presidente da Associação Nacional de Cânhamo Industrial, destaca a urgência de atualizar o marco legal para eliminar dúvidas e estabelecer regras claras. O livro propõe uma reflexão sobre o potencial do cânhamo para transformar a indústria da moda, promovendo práticas mais éticas e justas.
Fonte: Sechat.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.