THC mantém o cérebro de ratos mais "jovem", mostra estudo

  • Redação
Atualizado: 11 abril, 2025 11:45
Um estudo revelou que a substância da cannabis pode desencadear reações que combatem a deterioração das funções cerebrais
news logo
THC mantém o cérebro de ratos mais "jovem", mostra estudo
Foto: Envato Elements
Um recente estudo divulgado na revista ACS Pharmacology & Translational Science revelou que o THC (tetrahidrocanabinol) pode retardar os sinais comuns do envelhecimento cerebral em ratos.
Essa descoberta é animadora, já que a cannabis tem potencial para combater a deterioração das capacidades cerebrais que ocorre com o passar dos anos, auxiliando a manter o raciocínio mais veloz.
Os resultados do estudo mostraram que o THC aumentou a atividade de uma proteína chamada mTOR, ligada à regulação do metabolismo celular, e reduziu a mesma atividade em tecidos adiposos, indicando um possível benefício contra o envelhecimento biológico. Além disso, observou-se uma maior produção de proteínas essenciais para a formação de novas conexões entre os neurônios cerebrais.
Essa combinação de resultados foi responsável por manter o cérebro dos ratos mais "jovem". No entanto, são necessárias mais pesquisas para explorar a viabilidade de uma aplicação terapêutica dessas descobertas.
Vale ressaltar que, no Brasil, a cannabis é permitida apenas para uso medicinal, mediante prescrição. Para mais informações e suporte, contate um profissional especializado.
Fonte: Cannalize.
© 2024 Buscannabis. Todos os direitos reservados.